Quarta, 11 Maio 2016 00:51

Histórico

Histórico

A história dos mais de 60 anos de vida do Instituto Santa Teresa, colégio das Filhas de Maria Auxiliadora começa com a vinda de duas irmãs para iniciar o primeiro curso superior de Lorena para mulheres: Ir. Olga de Sá e Ir. Maria Amélia Simões. Dois anos depois, nascia o colégio. Nas palavras de uma das fundadoras, Ir. Olga de Sá:

“A trajetória junto às crianças teve início em 1956, quando se criou o Curso de Admissão, com a famosa turma do Aventalzinho Verde. Em 28 de agosto de 1956, estava elaborado o Estatuto do Instituto Santa Teresa. Em 25 de janeiro de 1957, tiveram início as aulas para 4ª e 5ª séries, no prédio da baronesa de Santa Eulália. Em 28 de setembro de 1957, foi colocada a pedra fundamental, por Dom Renato Ziggiotti, reitor-mor dos Salesianos, na Avenida Peixoto de Castro. Em 15 de novembro de 1957, foi autorizado o funcionamento do Curso Primário. Em 20 de janeiro de 1958, as Irmãs cuidavam de crianças de 1ª, 2ª, 3ª, e 4ª séries primárias. Em 2 de março de 1958, o Instituto passou a ocupar suas instalações ainda inacabadas, na Avenida Peixoto de Castro, no terreno doado pelo Dr. Peixoto de Castro e teve início a 1ª série Ginasial. Em 19 de agosto de 1959, foi autorizado o Curso Ginasial, depois reconhecido. Na década de 60, surgiram o Curso Colegial Clássico e Científico e o Curso Normal.

O Curso de Auxiliar de Enfermagem funcionou de 69 a 73, transformando-se depois em Curso Técnico de Enfermagem, colocando técnicos competentes em todo o Vale do Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro e Sul de Minas.”

Atualmente, o IST atende alunos a partir dos 6 anos de idade  até o Ensino Médio. 

O Curso Técnico de Enfermagem reiniciou suas atividades em fevereiro de 2015. 

 

 Imagens: Ir. Olga de Sá, Ir. Maria amélia Simões e a primeira turma da FATEA.
Mais nesta categoria: « Proposta Pedagógica Quem Somos »

Depoimentos

"A escola foi o caminho de transformação da minha vida. Em casa meus pais sempre me ensinaram que por meio da educação podemos ir além, alcançar os nossos sonhos e que o conhecimento adquirido é a maior riqueza que uma pessoa pode ter, por isso lutaram por mim e lutaram para que conseguisse ser aluna no  Santa Teresa e, digo sem pestanejar, que foi uma das melhores coisas que poderiam ter feito por mim. O Santa Teresa, nunca foi para mim só uma escola, era uma extensão da minha casa, onde eu aprendia, estudava, mas também tive a oportunidade de ser verdadeiramente criança, adolescente porque pude viver esses momentos da melhor maneira possível. Foram cinco anos e meio acolhida pelos amigos, pelos professores e pelos funcionários. E no fim a certeza de que não estava apenas pronta para encarar uma faculdade, mas encarar a vida também, porque ali eu não me formei apenas no ensino fundamental e médio, claro que aprendi sim matemática, português, história, geografia, mas aprendi que a educação vai além da sala de aula e que por isso me ensinaram sobre os valores da vida, dos sonhos, da amizade e que assim, dessa forma, estava  me formando também como ser humano.
Atualmente trabalho na TV Aparecida como repórter do departamento de jornalismo da emissora."

Talita Galvão, repórter da TV Aparecida. 

"Para mim, o contato com a iniciação científica ainda no ensino médio foi de um enorme enriquecimento acadêmico e profissional, pois foi iniciando a metodologia científica e o desenvolvimento de uma linha de pesquisa que percebi qual área de formação pretendia seguir. Alem disso, o contato "precoce" foi preponderante para que já no ensino superior pudesse iniciar outra iniciação científica pela Fapesp com segurança e conhecimentos já adquiridos.
As apresentações dos trabalhos, os congressos que participamos e publicações em que o trabalho era submetido proporcionaram a oportunidade de aplicar na pratica aquilo que até então só via nos livros! Transformei em realidade a teoria, fazendo assim com que ela ficasse consolidada no meu intelecto.
Sem duvida, para mim, minha vida acadêmica e profissional começaram naquele momento.
Também deixo meu agradecimento e cumprimentos aos professores Rosinei Batista e Nelson Tavares que conduziram esse colégio de aplicação pela dedicação e pioneirismo."

Renan Rosseti, Engenheiro Civil

Newsletter

Receba nossas novidades sempre no seu email.

Contato

Endereço: Av. Peixoto de Castro, 530 - Lorena / SP

Tel.: +55 12 2124-2870

email: contato@institutosantateresa.com.br

© 2017 Instituto Santa Teresa. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento Ltecnico. Designed By JoomShaper