responsaveis.png
Fundamental II

Fundamental II

ENSINO FUNDAMENTAL II -  ANOS FINAIS (6º ao 9º ano)

O Instituto Santa Teresa, pautado pela missão de formar jovens cristãos e prontos para a futura vida acadêmica, desperta no estudante dos anos finais do ensino fundamental o espírito crítico, a curiosidade científica e a responsabilidade, preparando-o com eficiência para as próximas etapas de sua formação.

Como escola, confiamos nos sonhos de nossos alunos, conhecemos e respeitamos as diferenças que existem entre eles em relação à vida e, consequentemente, à aprendizagem. Além disso, sabemos que, com ética, transparência e compromisso todos avançarão, mesmo que em ritmos diferentes.

No Ensino Fundamental de nossa escola o aluno é estimulado e orientado a desenvolver sua responsabilidade e autonomia. A nossa instituição de ensino tem como objetivo levar o aluno a pensar e refletir sobre aquilo que aprende. Nesta etapa de formação, os professores utilizam o conteúdo programático para ensinar o estudante a adquirir disciplina, hábitos de estudo e de trabalho, sem perder de vista as relações sociais pautadas no respeito e colaboração mútua.

Do 6º ao 9º ano, são desenvolvidos trabalhos e projetos, apropriados a cada faixa etária, que procuram sempre desafiar e motivar o desejo de saber e reforçar a decisão de aprender.

Pesquisa de campo, práticas esportivas, uso orientado da informática e dos multimeios, estudo de línguas estrangeiras, participação de olimpíadas acadêmicas (Ex.: Canguru de Matemática, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Matemática Sem Fronteira, entre outras), expressão corporal, passeios, cultivo da espiritualidade, incentivo a ações solidárias, valorização das habilidades individuais e grupais... são aspectos presentes na prática pedagógica de um colégio salesiano. Tudo isso leva ao desenvolvimento integral do educando, preparando para enfrentar os desafios e opções da juventude.

Assumimos como objetivos gerais do ensino fundamental os indicados nos Parâmetros Curriculares Nacionais trabalhando para que os alunos sejam capazes de:

·         compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;

·         posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

·         conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;

·         conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia, ou outras características individuais e sociais;

·          perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

·         desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidade afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;

·         conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;

·         utilizar as diferentes linguagens - verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal - como meio de produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;

·         saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;

 

·         questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 “Uma educação eficaz apóia-se inteiramente na razão, na religião e na bondade” (São João Bosco)

Equipe Docente do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ):

Profa. MARA LUCIA SOUZA MARTINS CABRAL – Matemática

Profa. CLENIRA SANTOS MENDOÇA – Língua Portuguesa e Literatura

Profa. ELAINE APARECIDA DA SILVEIRA NUNES DE CASTRO - Língua Portuguesa e Literatura

Profa. CARINA ALBUQUERQUE DE SIQUEIRA – Produção de Texto

Profa. MARIA APARECIDA PIRES – Língua Estrangeira Moderna – Inglês

Prof. AILTON DE OLIVEIRA PONTES – Educação Física

Profa. SIMONE APARECIDA DE SOUZA – Arte

Prof. DANNY CRISTIAN GOMES BUSTAMANTE – História e Ensino Religioso

Profa. VIVIAN PATRÍCIA  JUNQUEIRA – Geografia

Profa. BRUNA APARECIDA DO NASCIMENTO BACICO – Filosofia

Profa. CAMILA POZZATTI DA SILVA – Ciências

 

Prof. Msc. ANDERSON JOSÉ PEREIRA – Coordenação Pedagógica do EFII e EM

  

 1- Mesa Redonda:

 

 

 Projeto interdisciplinar, trabalha algumas das principais habilidades de nosso Projeto Político Pedagógico: Mobilização de informações, leitura, escrita e capacidade de argumentar. Para o 2º Trimestre, o tema ainda será definido, mas a data já está marcada no calendário.

 

 

 

2- Projeto de Leitura.

 

 

 

 Tem por objetivo preparar para os vestibulares e ENEM, além de ampliar o hábito de leitura e conhecer os textos e vocabulário de cada área do conhecimento. 

A partir do 2º Trimestre, cada disciplina é responsável pela indicação de leitura da sua área.

Os livros  e textos indicados estão na página de cada turma.

 

 3- Simuladão Rede Vale Ensino Fundamental

 

 

  As escolas da Rede Salesiana do Vale do Paraíba se reúnem todos os anos para um simulado geral. O objetivo é preparar para os exames de admissão as instituições de ensino médio e superior públicos e proporcionar a  experiência da avaliação nos moldes do ENEM.

Neste ano, a prova acontecerá no mês de setembro, nas instalações do IST. O Instituto São José e o Colégio Maria Imaculado (Jacareí-SP) realizam as provas em suas próprias instalações.  

 

4- Aprofundamento de Estudos e Preparação para Olimpíadas

 

                                                                                                                                                  

 Aulas à tarde, com o objetivo de aprofundar assuntos ainda não totalmente dominados ou ir além do que os grupos já sabem. A monitoria é feita por estagiários de diversas áreas e acompanhado pelo coordenador, Prof. Msc. Anderson.

 

  

5- Participação em olimpíadas e concursos externos:

 Com o objetivo de dar novas perspectivas de aprendizagem para nossos alunos, estamos investindo e convidando nossos alunos para a participação nas diversas olimpíadas de conhecimento que acontecem no país. 

 

Participações em 2016:

 

Olimpíada Canguru de Matemática Brasil

Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteira

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Olimpíada Brasileira de Geografia

Olimpíada Paulista de Física

Olimpíada da Unisal – Matemática / História / Português / Filosofia

Olimpíada Brasileira de Matemática

 

Aulas à tarde, com o objetivo de aprofundar assuntos ainda não totalmente dominados ou ir além do que os grupos já sabem. A monitoria é feita por estagiários de diversas áreas e acompanhado pelo coordenador, Prof.Msc.Anderson Pereira.

 

6- Gincana 2016:

Acontece entre os meses de maio e junho e possibilitar o desenvolvimento de habilidades interpessoais e intrapessoais, além de ser campo de trabalho para várias disciplinas. 

 

Acesse também

Newsletter

Receba nossas novidades sempre no seu email.

Material DIdático

Contato

Endereço: Av. Peixoto de Castro, 530 - Lorena / SP

Tel.: +55 12 2124-2870

email: contato@institutosantateresa.com.br

© Instituto Santa Teresa. Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido Arte: Interativa Acessoria de Comunicação e Marketing - Desenvolvimento Técnico: LTecno